Order:
  1.  28
    Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin Buber.Newton Aquiles von Zuben - 2017 - Horizonte 15 (45):132-160.
    paradigma estabelecido pela dualidade de “palavras-princípio” Eu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua obra sobre religião: a dupla disposição de um homem-Eu e de Deus-Tu fundada num encontro recíproco. A fé – Glauben - é a resposta do homem a Deus, no encontro no qual Ele se mostra pela Palavra como Tu Eterno na revelação como mistério de Presença. Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um lado, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Piedade popular e o culto a Maria: um olhar a partir do Diretório de Piedade Popular e Liturgia e da Exortação Apostólica Marialis Cultus.Newton Aquiles Von Zuben & Robert Donizeti Landgraf - 2018 - Revista de Cultura Teológica 91:209-228.
    O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre o que a instituição católica entende por piedade popular, tendo como base o Diretório de Piedade Popular e Liturgia, para em seguida, abordar o tema piedade popular mariana, com suas características próprias, como sentimento via cordis, exuberância, expressividade, vitalidade e caráter maravilhoso, e analisar a postura do catolicismo oficial, diante dessa maneira de vivenciar a fé. Posto isso, pesquisou-se o culto mariano, tendo como horizonte a exortação apostólica Marialis Cultus, de Paulo VI, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Rubem Alves, teólogo da esperança.Newton Aquiles Von Zuben - 2015 - Filosofia E Educação 7 (1):15.
    Não importa nossa crença ou descrença, que nosso anseio à sabedoria tome a forma de uma meditação sobre a vida ou uma meditação sobre a morte, quando esta irrompe como um ladrão, sem avisar o dia e a hora, não nos é possível frear um sentimento de estupor e de tristeza. A morte do Rubem, tirado do afeto dos seus, excluído da amizade de seus colegas, é daquelas que provocam a incompreensão diante da injustiça do destino.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark